O café é uma das mais cultuadas bebidas do mundo. Quase tanto quanto o vinho. O café é servido quente ou frio, puro ou com leite, maltado, com sorvete, ou acompanhado com uma pequena dose de licor. Seja do jeito que for, o sabor do café se destaca e presenteia o apreciador com uma sensação de prazer e de estímulo.

A Starbucks tem, por quase 50 anos, disseminado maneiras tradicionais e outras inovadoras de se consumir um delicioso café. E, ao longo de uma invejável história de sucesso, a maior cafeteria do mundo sempre foi ousada e confiante, levando um público gigantesco de aficionados por café a se tornarem igualmente loucos por Starbucks.

Emoldurando a história da empresa, surge uma das marcas mundiais mais conhecidas, responsável por cativar fãs e transmitir valores.

Senta que lá vem história

Esta é uma daquelas histórias que justifica pegar uma xícara de café e sentar para ouvir.

A Starbucks é a maior cafeteria do mundo. Está presente em mais de 60 países, atendendo seus fãs por meio de mais de 20 mil lojas, e um jeito só seu de servir café em copos práticos e bonitos.

A primeira logomarca era monocromática, trazendo a figura da sereia rodeada pela expressão Starbucks Fresh Roasted Coffee, pois a empresa também vendia café torrado em grãos. Pouco tempo depois sendo modificada para portar a expressão Starbucks – Coffee, Tea, inscrição que prevaleceu durante muito tempo.

A primeira cafeteria foi criada em Seattle, nos Estados Unidos, no ano de 1971. A pequena loja em Seattle foi um passo para a construção de uma das marcas mais reconhecidas pelo mundo. E, consequentemente, uma das mais valiosas.

Inicialmente a cafeteria se chamou Pequod, uma referência ao conto do capitão Ahab e sua obstinada busca pela baleia Moby Dick. Naturalmente, o primeiro nome não tinha uma boa sonoridade e o seu desagrado provocou uma mudança quase imediata. Ainda apontando para o clássico da literatura, o nome do imediato daquele navio foi escolhido, Starbuck. Uma decisão muito acertada. A partir da mudança, a jornada sempre foi de vento em popa.

 O canto da sereia

A imagem na logo da Starbucks é uma sereia de duas caudas. Uma figura mítica que sempre esteve associada à sedução de marinheiros que se arriscavam singrando as águas do Pacífico. Mais uma referência ao famoso livro. A ideia era que a imagem transmitisse a sedução que o café representa para quem adora seu sabor.

Em 1987, a mudança das mãos sobre o leme, que representou também muitas mudanças na estrutura de marketing da empresa e no próprio conceito de comunicação empresarial, aconteceu o rebranding com a primeira grande mudança na imagem corporativa da Starbucks. Visando a uma comunicação mais globalizada, a sereia teve seus seios cobertos pelos cabelos, a imagem passou a adotar a cor verde, e a inscrição em volta da logo passou a ter somente Starbucks Coffee.

No ano de 1992, uma Redesign da logomarca deu-lhe um ar mais clean, reduzindo o campo de imagem da sereia, e mantendo a nova paleta de cores.

Tempos atuais

Finalmente, no ano em que a empresa celebrou sua quarta década, a logomarca recebeu um Redesign, adotando um conceito que beirou o minimalismo. A logo se tornou uma espécie de iconografia, sem nenhuma inscrição, deixando a embalagem mais clean e permitindo novas ações pontuais de marketing.

A Starbucks continuou evoluindo no desenvolvimento de sua marca e seu jeito único de servir café. Em 2012, a empresa decidiu que seu atendimento deveria ter um caráter mais pessoal. Com este pensamento, os funcionários passaram a usar crachás de identificação, e o espaço no copo que antes se destinava a receber o nome da bebida, passou a dar lugar ao nome do cliente. Essa iniciativa tornou o serviço mais personalizado e o ambiente do café assumiu um ar mais familiar.

No que afirma ser seu maior investimento em publicidade, os anúncios impressos da marca, por sua vez, também serão veiculados em planilhas e livesheets nacionais, junto com isso, há campanhas de marketing por e-mail sendo enviadas aos membros do My Rewards, no qual o primeiro nome é “parte da nossa promessa de tornar sua experiência de café a mais perfeita possível”.

Em cima disso a narração do anúncio se coloca como “Você já percebeu como tudo parece um pouco impessoal hoje em dia? Todos nós nos tornamos nomes de usuários, números de referência e endereços de IP. É por isso que na Starbucks decidimos fazer as coisas de maneira diferente. De agora em diante, não nos referiremos a você como um latte ou um mocha, mas como seus pais pretendiam – pelo seu nome. É só uma coisa pequena. Nós somos a Starbucks. Prazer em conhecê-lo.”

Estar em constante evolução para se manter no foco do cliente é um grande desafio. E o Rebranding de uma marca exige um esforço que envolve pesquisa de mercado e o estudo das variações e possibilidades de imagens capazes de traduzir para seus clientes os valores da empresa. Por isso, é essencial a escolher uma Agência de Design que tenha a expertise em redesenhar a identidade da empresa e apresentar uma definição estratégica do melhor posicionamento frente ao mercado.

TW Design é uma Agência de Design  com mais de 17 anos de experiência no mercado. Especializada em Branding e Identidade Visual.  Construímos uma história baseada em grandes projetos e longas parcerias.

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